Criando Relatórios no Sistema
Para cadastrar um novo relatório clique na opção Editar Relatórios do menu Gerador de Relatórios, será aberta a tela PSW7640.
Serão retornados os relatórios já cadastrados, para incluir um novo clique em Adicionar.

Clicando em Adicionar será aberta a tela de configurações, para iniciar o cadastro.
Informe os campos conforme sua necessidade.

Informe no campo Sigla o código do relatório, e no campo Sequência, um valor maior que 100 (as primeiras 100 sequências serão restritas aos relatórios comerciais do Ponto Soft).
Cada sigla pode possuir diferentes sequências.
Ex.: Relatórios de horas extras autorizadas, onde teremos um por colaborador e outro por setor, sendo utilizada a mesma sigla com sequência 1 e 2.

Inclua o nome do relatório, o tipo de consulta e sua categoria.
Quando utilizada a opção Utilizar tabelas e campos será necessário selecionar as tabelas que desejar e seus campos em uma lista pré-definida. Ao optar por Utilizar consulta livre será apresentada uma área para informar o sql pronto.
Defina o formato de geração do relatório (tela, pdf, xls ou csv), a orientação total (único ou múltiplo), uma descrição compatível e seu template.
Selecione os vários templates para visualizar qual o que melhor se adapta as necessidades.
Clique em Avançar para o seguimento da criação do relatório.
O próximo passo é a formatação da página, onde estão disponíveis para alteração as dimensões, margens, fonte, orientação, colunas e as linhas.

A partir deste momento a criação possuirá algumas diferenças, de acordo com o tipo consulta escolhido, conforme descrito nas próximas seções.